Segurança do Trabalho
2 – ATO INSEGURO
Ato inseguro é a maneira pela qual o trabalhador se expõe consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. Em outras palavras é um certo tipo de comportamento desnecessário que leva ao acidente. Segundo as estatísticas correntes, cerca de 80% do total dos acidentes são oriundos do próprio trabalhador, portanto os atos inseguros no trabalho provocam a grande maioria dos acidentes, podendo também ser classificado como as falhas humanas, atribuídas aos trabalhadores.
A origem de cada ato inseguro é extremamente variada, podendo ser resultado de um pequeno relaxo com as medidas de prevenção ou até mesmo de uma resposta inconsciente à constante pressão por produtividade, cada vez mais comum nas empresas atuais.
Abaixo mostraremos como podem ser classificados os atos inseguros:
ATOS INSEGUROS DE ORDEM PSÍQUICA
O preconceito - É a idéia pré-formada sobre uma coisa qualquer, sem conhecimento de causa, sem a ter submetido a exame e estudo. Exemplo: Há 15 anos que faço assim e nunca aconteceu nenhum acidente.
O gosto pelo risco - Há pessoas que gostam de se arriscar e, assim fazendo, estão cometendo atos inseguros. Exemplo: Trabalhar em altura superior a 02 metros sem o cinto de segurança.
A imprudência - consiste a imprudência em enfrentar, sem necessidade, um perigo. Exemplo: Utilizar caixotes ao invés de apanhar uma escada em bom estado de conservação, para subir em determinado local.
A negligência - consiste em utilizar algum dispositivo que necessite de reparo, sem repará-lo ou deixar de usar um dispositivo, ainda que em bom estado mesmo sendo de uso obrigatório Exemplo: utilizar um martelo com o cabo solto, não utilizar cinto de segurança quando da condução de um veículo.
A distração - Há pessoas que se distraem facilmente, perdendo o foco na tarefa que estava realizando, passando a pensar em outras coisas. Exemplo: Um mecânico começa a pensar no filme que assistiu na noite anterior, e dá uma martelada em seu