Ondas
IT – Departamento de Engenharia
ÁREA DE MÁQUINAS E ENERGIA NA AGRICULTURA
IT 154- MOTORES E TRATORES
ESTIMATIVA DA CAPACIDADE DE TRAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS
Carlos Alberto Alves Varella 1
INTRODUÇÃO
O trator agrícola converte potência do motor em trabalho útil para execução de operações agrícolas.
A capacidade de tração dos tratores agrícolas depende das condições físicas do solo, tipo e geometria do rodado, carga aplicada sobre o rodado de tração e da pressão de insuflagem dos pneus. A interação correta entre esses fatores pode aumentar significativamente a capacidade de tração dos tratores agrícolas.
ÁREA DE CONTATO RODADO-SOLO
A área de contato rodado-solo tem importância fundamental na estimativa da capacidade de tração de tratores agrícolas. Os métodos atualmente empregados têm como base a determinação física da área de contato entre o pneu e uma superfície rígida. Um dos métodos utilizados é o da prensa hidráulica.
Método da prensa hidráulica
Consiste na prensagem do pneu sobre molde de argila. Coloca-se argila no interior de uma caixa de madeira e cobre-se com material plástico que funciona como isolante entre a argila e o pneu. A Figura 1 ilustra a prensa utilizada para determinação da área de contato de pneus.
Professor. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IT-Departamento de Engenharia, BR 465 km 7 - CEP 23890-000 – Seropédica – RJ.
E-mail: varella@ufrrj.br.
1
1
Figura 1. Vista frontal da prensa hidráulica utilizada para determinação da área de contato de pneus.
Fonte: SANTOS & LANÇAS (1999).
A carga imposta pela prensa hidráulica resulta numa impressão sobre o molde de argila. Após a prensagem são adquiridas imagens utilizando-se uma câmera instalada na estrutura da prensa hidráulicas.
A Figura 2 ilustra a imagem obtida após a prensagem do pneu sobre o molde de argila.
Figura 2 - Imagem obtida após a prensagem do pneu sobre o molde de argila. Fonte: SANTOS &