segurança do trabalho
Aranha Armadeira
Classe: Aracnídea
Ordem: Araneae
Família: Theridiidae
Nome Científico: Pheneutria nigriventer
Nome vulgar: Aranha armadeira
Tamanho
9 - 17cm de envergadura
Coloração
Acinzentado ao castanho
Reprodução
Sexuada
Alimentação
Insetos e outros artrópodes
Ramo de atividades econômicas.
- touceiras de bananeiras
- terrenos baldios
- residências As estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principalmente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima. Tornam-se mais ativas nos meses de acasalamento.
Habitats: As armadeiras não constroem teias. São crepusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação, entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas.
Distribuição geográfica: Ocorre em toda América do Sul. Pelo fato de abrigarem-se em cachos de Banana são exportadas para outros países.
O ataque: Todas as espécies são causadoras de acidentes pois ao se sentirem ameaçadas procuram picar. Assumem uma atitude típica, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, erguendo os dois dianteiros e os papos, abrindo os ferrões, eriçando os espinhos. Acompanham o movimento do agressor procurando a defesa no ataque. São muito rápidas.
Sintomas
Dor local e generalizada pelo membro atingido;
Pulso rápido, febre e sudorese, principalmente na nuca;
Problemas respiratórios, vômitos, vertigens e dificuldades de acomodação visual;
Morte por asfixia, principalmente em crianças.
Tratamento: (procurar o médico ou posto de saúde mais próximo - se for um animal mordido pela aranha deve-se procurar o médico veterinário o mais rápido possível)
Analgesia, pela