SEGURANÇA DO TRABALHO
GESTÃO
DE QUALIDADE
NOME:
NUMERO: 10
ISSO 9000 INTRODUÇÃO
- O QUE É ISO 9000
A sigla ISO é formada pelas letras inicias de International Organization for Standardization (Organização Internacional para normalização técnica), com sede em Genebra na Suíça. É uma norma composta de três partes que é a ISO 9000, 9001 e 9004.
Esta norma tem em vista as áreas consideradas de boa prática empresarial, em todos os setores de uma organização. A norma, tal como está escrita, não é específica da indústria; ela é guia geral para uma operação empresarial eficiente e adequada. O requisito especial da norma é permitir que cada empresa avalie cada um de seus elementos e decida como atingir, com eficiência, os objetivos daquele elemento. Isto significa que duas empresas podem examinar um elemento, como por exemplo, um controle de projeto, e decidir por implementar programas radicalmente diferentes quanto ao conteúdo e a documentação. Entretanto, embora os programas sejam diferentes, ambos atendem aos requisitos e às pretensões do controle de projeto.
A norma é um guia para as práticas empresariais de classe mundial, que tem por objetivo, permitir a empresa ser mais competitiva dentro do mercado cada vez mais exigente. A forma como os elementos são encaminhados é decidida pela empresa individualmente. A utilização das normas da série ISO 9000 também pode fornecer às empresas algumas certezas de que um fornecedor certificado observa práticas empresariais saudáveis e que tem sistemas adequados que vão apresentar mercadorias de qualidade e serviços consistentes.
Um outro objetivo da ISO é fixar normas técnicas essenciais de âmbito internacional, para evitar abusos econômicos ou tecnológicos dos países mais desenvolvidos sobre os países menos desenvolvidos.
A proteção aos países menos desenvolvidos é proporcionada por intermédio de uma regra que valha para todos. Esta regra é exatamente a série de normas técnicas ISO, cuja coletânea abrange vários campos