Segurança do Trabalho
inspeciona locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores e riscos de acidentes; estabelece normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;
- Atue preventivamente
Para ser um bom Técnico em Segurança do Trabalho temos que saber atuar preventivamente. Não se pode esperar um evento trágico para agir.
Às vezes não temos uma segunda chance para acertar. Por isso se notar algo errado no ambiente de trabalho, não espere, aja! É lógico que algumas providências demandam alguns passos às vezes mais demorados, mas, não podemos arriscar a integridade dos funcionários.
Temos que fazer acontecer e repartir a responsabilidade. É importante saber onde termina a minha responsabilidade e começa a do supervisor de setor. - Respeite a hierarquia da empresa
Técnico em Segurança não é dono da empresa.
Muitos recém formados saem para o mercado de trabalho totalmente eufóricos. Pensam que podem mudar o mundo… E podem mesmo! Mas, tudo tem seu tempo, e a hierarquia deve ser respeitada sempre. Ela é uma das fontes de organização da empresa.
Se for bem pensada a empresa ganha muito com ela, e se não for, não cabe a nós batermos de frente.
- Conheça a empresa onde trabalha
É impossível ter sucesso se nem conhecermos a empresa “totalmente”.
Entre em cada sala da empresa, cada espaço vazio. A maioria dos incêndios começa a partir de ambientes vazios e mal organizados. Geralmente a fonte inicial é um curto circuito.