Segurança do trabalho
Professor
Conceituação, Evolução Histórica
Para as antigas civilizações gregas, romanas e judaicas, o privilégio de antever o futuro era um dom destinado apenas aos oráculos e adivinhos que detinham um monopólio sobre todo o conhecimento humano e possuíam a capacidade de realizar previsões sobre possíveis eventos futuros.
Porém uma ideia revolucionária que define a fronteira entre os tempos modernos e o passado foi a capacidade do ser humano em pensar, analisar e tomar suas próprias decisões e assumir as responsabilidades pelas conseqüências, fazendo com que o futuro da humanidade deixasse de ser um fruto do capricho dos deuses.
O processo racional de enfrentar riscos mostrou ao mundo como compreender, medir e avaliar suas conseqüências, convertendo o ato de correr riscos em dos principais catalisadores do desenvolvimento.
No mundo de hoje, sabe-se que com exceção da existência de impostos e da imutabilidade das leis fundamentais do universo, a única coisa realmente previsível é que tudo se modifica no decorrer do tempo.
A disciplina de Gerenciamento de Risco está intimamente ligada aos conceitos de "Qualidade e Competitividade", que vem sendo difundidos e empregados por um número cada vez maior de empresas que descobriram aí uma fonte de ganhos sociais, econômicos e financeiros, e acima de tudo uma excelente forma de competitividade empresarial.
Dentre todas as vertentes associadas à qualidade, existe uma que é a qualidade do público interno, dos colaboradores, e dentro desta categoria se encontra o aspecto da segurança no trabalho. E quem viabiliza a qualidade neste ambiente é a adoção de uma Política de Segurança no Trabalho que busque proteger e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. O foco dessa política deve ser um Sistema de Prevenção, ou seja, a minimização dos erros e falhas (acidentes).
Então, o que Gerenciamento de Risco busca é administrar as possibilidades de falhas, buscando