GEOGRAFIA
1. Definição..........................................................3
2. Escavação.........................................................4
3. Carga................................................................5
4. Transporte........................................................5
5. Descarga...........................................................6
6. Compactação....................................................7
7. Acabamento.....................................................9
8. Bibliografia.......................................................10
1. Definição
Define-se terraplenagem como sendo um conjunto de operações, a saber, escavação, carga, transporte, descarga, espalhamento, compactação e acabamento, com o objetivo de remover a terra de onde ela se encontra em excesso para onde ela se encontra em falta. Ou seja, a terraplenagem é uma atividade de Engenharia necessária para se passar da situação do terreno natural para as cotas definidas em projeto. A terraplenagem também é chamada movimento de terras. Usa-se também a fórmula popular terraplanagem.
Quanto à forma de execução, a terraplenagem pode ser manual ou mecanizada, abrangendo o já citado conjunto de operações.
A terraplenagem manual utiliza a energia muscular do homem, mediante o uso de ferramentas apropriadas. É usada desde tempos imemoriais. Na Antiguidade, registra-se a realização de grandes obras de terraplenagem, em especial pelos egípcios, babilônios e romanos.
A terraplenagem mecanizada surgiu na segunda metade do século XIX, com o advento da máquina a vapor e foi impulsionada com o desenvolvimento dos motores de combustão interna, já no início do século X. Assim, em 1920, foi lançado o trator com movido a gasolina, ao qual foi adaptada a lâmina. Nas décadas de 20 e 30, foi criado o primeiro “scraper”