Segurança do Trabalho
A Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela estuda, pesquisa e desenvolve a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. Sendo assim, é importante avaliar a biomecânica ocupacional que se define a área que estuda as interações músculo-esqueléticos, estáticos ou dinâmicos em que o trabalhador é submetido.
Na maioria dos casos o trabalhador é submetido ao trabalho exaustivo, acarretando em graves problemas de saúde e em sua maioria traumas musculares.
Sendo eles:
Traumas musculares de impacto que ocasionam: contusões, traumatismos, fraturas entre outros.
Traumas musculares por esforço repetitivo que ocasionam: tendinites, distúrbios lombares, entre outros.
Uma postura inadequada causa tensões mecânicas nos músculos, ligamentos e articulações, resultando em dores no pescoço, costas ombros, punhos e outras partes do sistema músculo-esquelético.
Problemas de coluna são um dos problemas com mais afastamentos de trabalho nos últimos tempos, seja por trabalho estático ou por esforço excessivo.
Os fatores nem sempre são apenas "culpa" do colaborador, muitas empresas exigem além do que o corpo permite, causando uma fadiga tão grande que acaba comprometendo seu corpo e sua mente, pois além das dores físicas, o estresse e a falta de qualidade de vida interferem de um modo geral.
Seria de suma importância se as empresas empregassem o hábito de se comunicar com o colaborador, dando a chance do conhecimento e informar a causa dos fatores que acabam comprometendo a eficácia do seu trabalho: problemas de saúde.
Não somente isso, empregando um programa de ginástica laboral para aqueles que trabalham de uma forma estática que