Segurança do Trabalho
O 4° Batalhão de Rio Verde foi acionado no último dia 21, às 13 horas e 52 minutos, para atender a uma ocorrência de vítima em ambiente confinado (silo - secador de grãos), na Fazenda Rio Doce, município de Rio Verde, onde três pessoas haviam entrado no fosso do elevador de grãos, e devido à asfixia, ocorreu o desmaio.
Segundo informações, um trabalhador entrou no ambiente a, mais ou menos, 5 metros de profundidade para realizar a manutenção no elevador, momento este em que ocorreu o desmaio do primeiro funcionário. Outro trabalhador, vendo que o colega havia desmaiado, adentrou o recinto sem equipamentos de proteção individuais e respiratórios, vindo a desmaiar logo em seguida. Um terceiro trabalhador chamou ajuda, amarrando uma corda em sua perna e descendo no fosso para ajudar os dois colegas que já estavam desmaiados.
Foi quando ele também apagou. Nesse momento, os funcionários puxaram-no pela corda que estava presa em sua perna, fato este que preservou sua vida, o que lamentavelmente não aconteceu com os outros dois, que vieram a óbito.
Havia um cheiro muito forte no local, o que deixou a dúvida se haviam mais outros venenos além dos gases produzidos pela fermentação dos grãos: metano e butano.
NOTA DA REDAÇÃO: A Fazenda Rio doce fica na região do Chapadão na GO-220 próximo a Planalto Verde. A vitima salva Sr. Antônio Raimundo Araújo (48), que foi conduzido para a Upa de Rio Verde – GO. As vitimas fatais foram Wanderlan Francisco dos Santos (38) e João Batista Alves Filho (24).