Segurança Do Trabalho
DISCIPLINA: SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Aluno: Adelson Marelly Diniz Ponciano
Prof: Rejane Ramos Dantas
ATIVIDADES EXTRA SALA – TURMA NOTURNA
RISCOS AMBIENTAIS NO LOCAL DE TRABALHO
Por definição, podemos dizer que riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos presentes nos ambientes de trabalho e que são capazes de causar danos ao trabalhador e sua saúde. Os fatores que colaboram para que os produtos ou agentes causem danos à saúde são o tempo de exposição, concentração do contaminante no ambiente, o quanto a substância é tóxica, a forma que o contaminante se encontra, entre outros. As formas de entrada desses materiais no organismo são por Inalação, contato deste na pele ou por ingestão.
Entre os diversos fatores que causam riscos ambientais, temos: Os agentes físicos (ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações, etc.), químicos (poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, entre outros) e biológicos (bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, etc.). Além dos três citados acima, ainda temos mais duas classificações de riscos, que são os ergonômicos (esforço físico, postura inadequada, grandes jornadas de trabalho, falta de descanso, entre outros) e acidentes (máquinas sem proteção, ferramentas e iluminação inadequada, eletricidade e etc.).
As medidas de controle pra evitar a ocorrência de acidentes e de riscos dos trabalhadores, ou minimizar os seus efeitos são vacinação, equipamentos de proteção individual – EPI, higiene pessoal e do ambiente, controle médico.
Quanto às medidas relativas ao ambiente, temos: substituição de produto tóxico, mudança de equipamento, ventilação, limpeza, manutenção e etc, já nas medidas relativas ao pessoal, teremos: equipamentos de proteção individual – EPI (novamente), limitação de exposição, controle médico, entre outros.
Caraúbas, 13 de fevereiro de 2014.