SEGURANÇA DO TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO NA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
SEGURANÇA DO TRABALHO
Rio de Janeiro
2013.
1. Administração na Segurança e Saúde do Trabalho
A principal tarefa da administração é interpretar os objetivos da empresa e estabelecer maneiras de alcança-los por ações administrativas. O Papel do SESMT
O SESMT ( Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) é um setor que faz parte do organograma interno das empresas, sendo que o mesmo está submetido às ordens da empresa contratante, bem como à constante fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Cabe ao SESMT, com o apoio do empregador e através da ampla conscientização dos empregados, a implementação de uma política de segurança do trabalho que propicie aos trabalhadores o direito ao exercício de suas funções de forma segura e digna, evitando a exposição dos mesmos a “condições prejudiciais a sua integridade física, moral e psicológica” (Moraes, 2002).
Composição do SESMT (NR-4)
A composição dos profissionais especializados na área de segurança e medicina do trabalho dá-se da seguinte forma: técnico em segurança no trabalho, engenheiro de segurança no trabalho, médico do trabalho, enfermeiro e auxiliar de enfermagem do trabalho.
A grande maioria das empresas, conforme prevê a legislação e critérios definidos e citados anteriormente, acabam tendo a obrigatoriedade de ter um técnico de segurança do trabalho. Este é o profissional que cuida da prevenção de acidentes, na expectativa de reduzir os riscos profissionais, ou até mesmo eliminá-los. Desenvolve suas atividades e promove a adoção de meios e recursos técnico-administrativos, capazes de criar e desenvolver ações de prevenção aos acidentes de trabalho.
Engenheiro de Segurança do Trabalho, ele precisa ser graduado em engenharia, agronomia ou arquitetura e ser pós-graduado na especialização de engenharia de