Segurança do Trabalho
O Mercúrio é um metal tóxico e perigoso, naturalmente encontrado na crosta terrestre, ocorrendo no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas.
Mercúrio metálico - O mercúrio metálico estabelece ligas facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amálgamas
Mercúrio inorgânico - O mercúrio inorgânico (compostos mercurosos e mercúricos), sob a forma de cloretos, faz parte da constituição de pós dentários que são geralmente utilizados por crianças. Podem também ser empregues em compostos medicinais, visto que detêm uma acção laxativa e fazem parte da composição de alguns chás. Desta forma, a sua exposição via oral está aqui fundamentada.
Mercúrio orgânico - Trasmintido por alimentos contaminados pelo ar e rios.
O mercúrio é um metal prateado e brilhante, que ocorre em estado líquido na temperatura ambiente, e volatiliza facilmente para a atmosfera formando vapores de mercúrio. Os vapores de mercúrio são incolores e inodoros, e se formam em maior quantidade com o aumento da temperatura. As emissões atmosféricas são a principal fonte de contaminação ambiental, seguida da contaminação da água, e da contaminação do solo, quando ocorre disposição inadequada de efluentes e resíduos.
Uma vez liberado, o mercúrio permanece no meio ambiente, circulando entre o ar, a água, o sedimento, o solo, e a biota, onde assume diversas formas químicas. A maioria das emissões para o ar ocorre na forma do mercúrio elementar, que é muito estável podendo permanecer na atmosfera por meses ou até anos, possibilitando seu transporte por longas distâncias ao redor do globo.
Fontes de emissões do mercúrio
Devido a sua elevada volatilidade a principal forma de entrada do mercúrio nos sistemas naturais é por meio de emissões gasosas, que podem ter origem natural ou antrópica. O mercúrio é um metal naturalmente presente no globo terrestre, ocorrendo, em geral, em pequenas e variáveis concentrações, nos ambientes aquáticos e