Segurança do trabalho
No nosso dia-a-dia enfrentamos diferentes tipos de riscos aos quais atribuímos valor de acordo com a percepção que temos de cada um deles. Estamos tão familiarizados com alguns riscos que chegamos a subestimá-los. A percepção de cada pessoa ou grupo social e sua escala de valores determinam a forma como os riscos são classificados.
Fonte: Canadian Food Inspection Agency
Entendemos por risco a probabilidade de ocorrer um dano como resultado à exposição de um agente químico, físico o biológico. Análise de risco A análise de risco inclui a avaliação, caracterização, comunicação e gerenciamento de risco, bem como as políticas a ele associadas. A avaliação de risco é um processo que permite avaliar a informação sobre as propriedades perigosas de certas substâncias, o potencial de exposição e seus efeitos sobre a saúde.
1
Marco da análise de risco
Fonte: Canadian Food Inspection Agency
O gerenciamento de risco é um processo para a tomada de decisões que se utiliza para estabelecer políticas e assinalar os perigos identificados durante a avaliação de riscos e suas conseqüências na saúde pública. Os aspectos de controle, as questões tecnológicas, financeiras e reguladoras são consideradas no gerenciamento de risco. A comunicação de risco é um dos elementos do gerenciamento de risco e é um processo constituído de etapas bem definidas que apóiam a tomada de decisão e contribuem para um melhor entendimento do risco e de seu impacto.
2
Fonte: Adaptado do relatório de ADM, grupo de trabalho de gerenciamento de riscos, Março de 2000
Definição O Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos (National Research Council, USA), elaborou a seguinte definição em 1989: “A comunicação de risco é um processo interativo de intercâmbio de informações e de opiniões entre os indivíduos, grupos e instituições. É um diálogo onde se discutem múltiplas mensagens que expressam preocupações, opiniões ou reações às próprias mensagens ou acordos legais e institucionais do