Segurança do trabalho
RESUMO
A propósito das comemorações dos 300 anos da primeira edição deu clássico livro De Morbis Artificum Diatriba ("As Doenças dos Trabalhadores"), publicada em Módena, Itália, em 1700, é feito um resumo biográfico da vida de Bernardino Ramazzini (1633-1714), o "Pai da Medicina do Trabalho".
Após a síntese biográfica, são mencionadas as principais contribuições de Ramazzini, para o desenvolvimento da Medicina e da Saúde Pública a serviço da saúde dos trabalhadores, concluindo-se pela extrema atualidade de suas contribuições. Esta análise inclui: a preocupação e o compromisso com uma classe de pessoas habitualmente esquecida e menosprezada pela Medicina; a visão de Ramazzini sobre a determinação social da doença; as contribuições metodológicas de como abordar as questões de saúde-doença dos trabalhadores (estudo da bibliografia disponível; anamnese ocupacional; construção de perfís epidemiológicos de doença, incapacidade e morte dos trabalhadores, segundo "profissão" ou "ocupação"); a sistematização do estudo das doenças relacionadas com o trabalho; as inter-relações entre as questões do trabalho e do meio-ambiente; e, a ênfase da prevenção primária, entre outras valiosas contribuições.
Conclui-se estimulando a leitura e o estudo do livro de Ramazzini: sua leitura é a melhor forma de conhecê-lo, e a adoção de seus múltiplos ensinamentos é a melhor forma de homenageá-lo e de cultivar sua memória. PALAVRAS-CHAVES:
Medicina do Trabalho, História, Ramazzini, História da Medicina do Trabalho A ATUALIDADE DE RAMAZZINI, 300 ANOS DEPOIS
Um Pouco Sobre Sua Vida No ano em que se comemoram os 300 anos do lançamento da primeira edição da obra-prima de Bernardino Ramazzini (1633-1714), intitulada De Morbis Artificum Diatriba, ao português elegantemente traduzida pelo Dr. Raimundo Estrela, sob o título As Doenças dos Trabalhadores, torna-se extremamente oportuno investigar, analisar e divulgar, um pouco mais, algumas facetas da