Glossário da visão e audição
Aparelho Auditivo: tem como finalidade ajudar pessoas com uma perda auditiva a perceber os sons.
Audição: acto e faculdade de ouvir e escutar. É considerado um dos cinco sentidos humanos.
Bigorna: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o martelo, osso lenticular e estribo.
Canais semicirculares: Localizados no ouvido interno, são constituídos por três tubos ósseos interconectados e cheios de líquido que fazem parte do ouvido interno. A sua função não está relacionada com a audição, mas com o equilíbrio do corpo.
Canal auditivo: externo estabelece a comunicação entre a orelha e o ouvido externo, tem cerca de três centímetros de comprimento e está escavado em nosso osso temporal. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera.
Caracol: localizado no ouvido interno, tem um trajecto em espiral.
Cerume: conhecido como "cera" ou "cera de ouvido", é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, é produzido em pequenas quantidades, e sai espontaneamente. Têm função eliminar grande parte das bactérias aeróbias.
Estribo: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o martelo, bigorna e osso lenticular.
Língua Gestual: a língua gestual diz respeito ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação. É usada como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos.
Martelo: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o osso lenticular, bigorna e estribo.
Nervo auditivo: localizado no ouvido interno tem como funções transportar a informação sobre a posição e movimento da cabeça e secundariamente é usado para a audição.
Ondas Sonoras: são ondas mecânicas que estão constantemente presente em nossas vidas, ou seja, são os sons que ouvimos a todo instante.
Orelha: Parte externa do órgão do