2255411452545447
4628 palavras
19 páginas
EADAudição e Surdez
2
1. OBJETIVOS
• Analisar o processo normal da audição.
• Demonstar o que é a deficiência auditiva/surdez e refletir sobre ela.
• Reconhecer as formas de tratamento e de prevenção da deficiência auditiva.
2. CONTEÚDOS
• Audição normal.
• Deficiência auditiva/surdez.
• Formas de tratamento e de prevenção da deficiência auditiva.
3. ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DA UNIDADE
Antes de iniciar o estudo desta unidade, é importante que você leia as orientações a seguir:
54
© Língua Brasileira de Sinais
1) Para que você tenha um bom desenvolvimento no estudo deste Caderno de Referência de Conteúdo e compreenda os conceitos abordados, é fundamental interagir com seu tutor e colegas na Sala de Aula Virtual, sanando suas dúvidas e levantando novos questionamentos acerca dessa temática.
2) Lembre-se de anotar ou grifar o que considerar mais importante nas leituras. Isso facilitará seus estudos para a avaliação final.
3) Não deixe de realizar a leitura complementar apresentada ao final desta unidade, ela irá ajudá-lo a compreender uma questão muito importante que aflige a comunidade surda que é o implante coclear.
4) No final desta unidade, você encontrará algumas questões autoavaliativas. Responda todas as questões e, em caso de dúvidas, entre em contato com o seu tutor e com os seus colegas na Sala de Aula Virtual para solucioná-las.
4. INTRODUÇÃO À UNIDADE
Dando continuidade aos estudos realizados na Unidade 1, na qual você conheceu a história da educação dos surdos no Brasil e as abordagens educacionais (oralismo, comunicação total e bilinguismo) que orientaram a educação desses alunos ao longo da história, vamos, nesta unidade, estudar os aspectos relacionados à audição normal e aos problemas do aparelho auditivo, enfocando as implicações que uma perda de audição pode acarretar para ao processo educacional.
Os conteúdos que abordaremos ajudarão você a compreender a configuração do aparelho