Segurança do trabalho
SPDA - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ARTMOSFÉRICAS QUE TEM COMO OBJETIVO ENCAMINHAR A ENERGIA DO RAIO, DESDE O PONTO QUE ELE ATINGE A EDIFICAÇÃO ATÉ O ATERRAMENTO, O MAIS RÁPIDO E MAIS SEGURO POSSÍVEL. AO CONTRÁRIO DO QUE O NOME DELE SUGERE, O SPDA NÃO PÁRA O RAIO, NÃO ATRAI RAIOS E NEM EVITA QUE O RAIO CAIA.
ÁRVORES ATRAEM RAIOS ?
As árvores não atraem os raios, o que acontece é que geralmente as árvores, principalmente nas regiões rurais, tentem a ser as estruturas de maior altura, assim sendo, a estrutura mais próxima da nuvem de tempestade, tornando-as o ponto mais vulnerável a descarga.
O PÁRA-RAIO (SPDA) ATRAI O RAIO ?
NÃO. Assim como as árvores os para raios támbem não "puxam" os raios, porém o para raio é desenvolvido para receber a descarga e encaminha-la ao solo e minimizar os possíveis danos em que a descarga possa causar. Se o SPDA atraísse o raio, não seria nada sensato instalar um SPDA, pois uma vez que não é 100% eficiente, a instalação de um SPDA iria aumentar o seu risco.
O PRÉDIO VIZINHO AO MEU É MAIS ALTO, ESTOU PROTEGIDO ?
Provavelmente não, só o fato do seu vizinho possuir para raios não indica que sua residência esteja protegida, salva em algumas poucas ocasiões. O para raio sempre é dimensionado para proteger a estrutura em questão, e não as estruturas vizinhas a ele.
UMA EDIFICAÇÃO PODE SER ATINGIDA DUAS VEZES ?
SIM. Existem diversos relatos no qual prédios e barracões receberam mais de uma descarga em ocasiões diferentes.
CRENDICES POPULARES
- O RAIO NÃO CAI 2 VEZES NO MESMO LUGAR. - O PÁRA-RAIOS DA IGREJA PROTEGE TODA A CIDADE. - ÁRVORES ATRAIEM RAIOS. - ESPELHOS ATRAIEM RAIOS. - CERCAS ATRAIEM RAIOS. - O PÁRA-RAIOS PUXA (ATRAI) OS RAIOS PARA SI. - O PÁRA-RAIOS EVITA QUE O RAIO CAIA. - O PÁRA-RAIOS PROTEGE EQUIPAMENTOS