Trabalho de informatica
Professor Billo
Aluna Giulia Crstina Antonello Giese
Informática na Odontologia: estágio atual
2012
Introdução
O aparecimento da Informática e suas aplicações nas áreas da educação, da pesquisa e da saúde afetou de um modo muito significativo o cotidiano dos profissionais na área da Odontologia.
A saúde e a informática, como áreas do conhecimento, possuem características em comum: a generalização de novos conhecimentos e a troca constante de procedimentos e de aplicações. Esta combinação de áreas parece ser recente, mas na realidade remonta há várias décadas de desenvolvimento.
Então passaram a ser utilizados várias tecnologias na clínica, incluindo câmaras intra-orais, sistemas CAD-CAM entre outros, hoje esenciais na odontoligia.
Informática na Odontologia
A Informática Odontológica pode ser definida como a “utilização dos equipamentos e das ciências da computação para valorizar a prática, a pesquisa e a formação em Odontologia”.
As tecnologias de informação estão se trans-formando rapidamente numa parte essencial da formação odontológica e dos cuidados em saúde bucal. Entretanto, a maioria dos cirurgiões-dentistas recebeu uma formação pouco adequada sobre informática em seus cursos de graduação. Assim, muitas vezes os profissionais tomam decisões relativas a investimentos tecnológicos baseados em dados muito subjetivos e informações incompletas fornecidas pelos representantes de determinadas áreas comerciais, em apresentações ou em cursos. É imprescindível que haja uma correta implementação da disciplina de Informática Odontológica no curriculum acadêmico para que o cirurgião-dentista adquira ao menos informação básica que lhe permita integrar as novas tecnologias em seu ambiente de trabalho.
A adoção de novas tecnologias pode modificar a conduta clínica e tem impacto sobre toda a equipe de trabalho.Desta forma, um desafio para os técnicos de informática naárea de saúde é desenvolver sistemas que possam ser