Segurança do Trabalho na Engenharia Civil
RESUMO
Dentro da Engenharia Civil e de todos as áreas de atuações de profis-sionais deve-se relatar a existência da segurança do trabalho. Na En-genharia Civil esta atividade vem cada vez mais sendo abrangida dentro dos campos de obra pelo elevado número de acidentes que mesmo com tanta instrução e tecnologia ainda acontecem e os índices não são baixos. Como abaixar esses índices e apresentar diminuição no número de mortes? De que forma “educar” os trabalhadores a se proteger para que não sejam vitimas? Tudo isso são perguntas que problematizam a questão da segurança mas que podem sem resolvidos através de muitos esforços e do trabalho de cada um no dia a dia de qualquer atividade.
PALAVRAS-CHAVE
Engenharia Civil
Segurança do Trabalho
Vítimas
Instrução
Problematização
Solução
1 INTRODUÇÃO
Em primeiro lugar, devemos entender melhor o que é segurança do trabalho. Existem profissionais de curso técnico (TST – Técnico Segurança do Trabalho) e até mesmo engenheiros e arquitetos pós-graduados em Engenharia de Segurança que são contratados e ficam responsáveis pela proteção dos funcionários que estão trabalhando em situação de “risco”. Todos os funcionários de uma empresa que trabalham dentro de campos de obra, de fábricas, que trabalham com aço ou com ferramentas de todos os tipos estão sujeitos a acidentes de trabalho. O objetivo principal é guiar ou instruir os trabalhadores a como evitar de serem vitimas destes acidentes de diversas formas. O maior problema encontrado é na abordagem deste tema está na instrução dos trabalhadores da construção civil, pois, na maioria dos casos, estes trabalhadores tem o nível de escolaridade muito baixo e não obedecem nem os requisitos básicos de segurança apresentados.
2 DESENVOLVIMENTO
Diante do maior problema da construção civil em ambientalizar os seus trabalhadores no sistema de segurança a fim de evitar acidentes os especialistas criam diversos tipos de