Tcc segurança do trabalho engenharia civil
O concreto é provavelmente o material de construção mais utilizado no mundo, com consumo estimado de 5.5 bilhões de toneladas por ano. Tal fato deve-se principalmente ao seu relativo baixo custo, disponibilidade dos materiais constituintes, facilidade de fabricação e versatilidade.
Nos últimos anos, os avanços na tecnologia dos materiais resultaram na viabilidade de produção de concretos com resistências à compressão superiores a 100 MPa. Existem várias possibilidades de aplicação destes concretos, entre as quais em edifícios altos, pontes, pavimentos rodoviários, plataformas marítimas, pré-moldados, reparos e recuperação de estruturas.
Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns aspectos relativos à produção e utilização de concretos de alta resistência.
Vantagens
Uma das principais aplicações do concreto de alta resistência (CAR) na construção civil tem sido em edifícios altos. Seu uso viabiliza pilares de menores dimensões, aumentando assim o espaço útil dos diversos pavimentos, principalmente nos andares mais baixos. Além disso, permite aumentar a velocidade de execução, reduzir a carga permanente da estrutura e nas fundações e aumentar a durabilidade do concreto com redução da porosidade e permeabilidade.
O estudo de viabilidade econômica mostrado abaixo indica que se podem reduzir custos.
a) CONCRETOS: fck 21 MPa traço - 1:2,2 : 4,29 - a/c=0.62
C = 292 kg/m3
Areia do Jacuí e brita basáltica
Custo estimado: US$ 36,00/m3 fck 60 MPa traço - 1:1,58 : 3,42 - a/c+ms = 0.40 aditivo/cimento = 0.0154 adição de 10% de microssílica (sobre o peso de cimento)
Areia do Jacuí e brita basáltica
Custo estimado: US$ 68,00/m3 A redução do consumo de concreto é muito significativa para as peças submetidas a compressão (pilares), chegando a valores da ordem de 50%, com vistas a manter, sempre que possível, a mesma seção dos pilares ao longo dos pavimentos, evitando desperdício de materiais e descontinuidades de mão-de-obra na montagem