Segurança do trabaho
Resumo
Esta paper tem como objetivo esclarecer, de forma simples e objetiva, as normas de segurança para que empregadores e empregados, a partir da educação e conscientização, pela realização de um trabalho seguro nos canteiros de obras.
A situações reais e corretas na prática das atividades exercidas, ressaltando os conceitos básicos de segurança e os riscos ambientais gerados pela Indústria da Construção Civil.
1. Introdução
“O trabalho, hoje em dia, ocupa um espaço muito importante na vida de todos nós.
Ou seja, quase todo mundo trabalha, e uma grande parte de nossas vidas é passada dentro de organizações” (Moraes in Rodrigues, 1995), este fato é a cada dia mais evidente quanto mais desenvolvida for a região em análise. O homem moderno necessita de vários bens para sobreviver, e o desenvolvimento de cada um desses bens não ocorre de forma individual, mas desencadeia uma série de desenvolvimento de outros bens que necessitam ser processados.
Para obtê-los, o homem precisa operar uma série de processos de trabalhos. Qualquer evento que venha a ocorrer e intervir no processo produtivo é um evento indesejável.
O Acidente do Trabalho é um exemplo característico desse evento social e economicamente indesejável, pois além de trazer prejuízo à produção, poderá deixar seqüelas permanentes ao operário.
Uma das formas de eliminar ou controlar os riscos de acidentes, está no planejamento dos postos de trabalhos, ou no planejamento das instalações onde serão desenvolvidos os trabalhos, na organização dessas instalações.
De acordo com Zócchio apud Souto e Melo (1987) “ segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo pessoas na implantação de práticas preventivas”. Como se percebe,