Segurança de trabalho
AMANDA DE GODOY MOREIRA CHIQUETO
TURMA-02/12
PROJETO PROFISSIONAL DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO 2 - COMPETÊNCIA Nº 8 –
GESTÃO DE EPI/ EPC - DA EMPRESA
WIND POWER COMPANY
DELBIO VIERIA
DOCENTE
SOROCABA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2 2. OBJETIVO 3 3. DESENVOLVIMENTO 4 4. CONCLUSÃO4 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
6. ANEXOS 5
ESTRUTURA PADRÃO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho de gestão de EPI e EPC’s tem como finalidade citar as normas de segurança em grupo e pessoal em um ambiente de trabalho. Aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO:
De acordo com a norma regulamentadora NR-6:
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um equipamento de uso pessoal, com a finalidade de neutralizar certos acidentes e proteger contra possíveis doenças causadas pelas condições de trabalho.
Deve ser utilizado como último recurso ou em situações específicas e legalmente prevista, como o caso em que medidas de proteção coletiva são inviáveis, casos de emergência ou enquanto as medida de proteção coletiva estiverem sendo implementadas. A realidade mostra o contrário do que é previsto na lei, onde muitos utilizam o EPI como primeira opção para segurança do trabalhador, sem analisar o contexto geral do ambiente de trabalho.
Geralmente o trabalhador será mais receptível ao EPI quanto mais confortável e de seu agrado. Para isso, os equipamentos devem ser práticos, proteger bem, ser de fácil manutenção, ser fortes e duradouros.
A eficácia do uso de um EPI (Equipamento de Proteção Individual) não depende apenas da boa qualidade dele. É preciso um bom gerenciamento de um sistema de proteção individual. Este sistema deve contemplar no mínimo os seguintes requisitos:
Compra do Equipamento de acordo com o risco e apropriado para cada função existente na empresa. A escolha do equipamento deve