Segurança de Tecnologias e Informação e Comunicação
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Segurança das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objectivo de encontrar uma organização, em que pudesse desenvolver uma proposta de optimização da segurança física e da segurança lógica.
Sendo assim, preciso agradecer aos colaboradores da Biblioteca Municipal de Almada, nomeadamente ao funcionário Nelson Sebastião, pela sua disponibilidade e boa vontade de me ajudar no desenvolvimento deste trabalho.
Agradeço também aos Docentes da cadeira pela forma como se dispuseram em ajudar os alunos, dando conselhos vitais para a realização do trabalho
E por fim agradeço aos meus colegas que foram uma grande ajuda, na elaboração do trabalho nomeadamente na realização da checklist, e na execução das matrizes de risco, onde senti um bocado de dificuldade.
Resumo
Este trabalho é feito, através da unidade curricular Segurança das Tecnologias de Informação e pretende arranjar um conjunto de boas praticam para a Biblioteca Municipal de Almada, tendo como referencia a norma ISO/IEC 27002:2005.
A biblioteca municipal gere o empréstimo de livros / CD’s / DVDs, as suas respectivas devoluções, reservas e permite aos utilizadores o acesso á internet disponibilizando diversos computadores.
A metodologia utilizada foi a visualização do espaço físico da organização, locais relevantes e equipamentos, foram feitas uma série de perguntas, consoante os controlos da norma, ao responsável da biblioteca para perceber as falhas de segurança em termos lógicos e físicos, tendo por fim, feita uma análise das respostas obtidas, com a norma ISO/IEC 27002:2005.
O objectivo deste trabalho é propor um conjunto de boas prática ou melhorar as já existentes, com o intuito de reduzir os riscos de acidentes, consciencializando os colaboradores para a importância deste tema.
Concluindo este estudo permitiu verificar que na organização não existia a consciência da importância de um conjunto variado de práticas