Segurança das Instalações
➢ Quando se avalia a ameaça contra a segurança, deve-se considerar:
A vulnerabilidade e a importância relativa da Organização; A possibilidade da ocorrência de fatores adversos, que resultem em ameaça contra a Organização; e A extensão provável do dano, caso a ameaça se concretize.
As ameaças à segurança são ações, ou condições, das quais possam resultar: Acesso indevido a conhecimentos sigilosos; Morte; Danos; Perda de materiais ou conhecimentos; e Perda, total ou parcial, da operacionalidade da Organização.
BARREIRAS PERIMETRAIS
Uma barreira é o meio utilizado para definir os limites físicos de uma instalação ou área e restringir ou impedir o acesso a esses locais.
As barreiras podem ser classificadas, genericamente, como naturais e estruturais ou artificiais.
Na maioria dos casos, uma combinação adequada de barreiras e homens possibilitará uma segurança eficiente a custos acessíveis.
ILUMINAÇÃO
Uma boa iluminação ajuda a atingir um nível de proteção, nos períodos escuros, semelhante ao mantido durante as horas de claridade.
Permite aos guardas observar as áreas iluminadas de uma posição de penumbra, proporcionando-lhes maior proteção e reduz a possibilidade de aproveitamento da escuridão por pessoas que tentem um acesso não autorizado.
Na maioria dos casos, os custos de manutenção e de operação de um sistema de Iluminação de Proteção são baixos. Uma iluminação desse tipo, utilizada nas Barreiras Perimetrais, geralmente proporciona economia em outros dispositivos de proteção e possibilita empregar menor número de guardas.
CHAVES E FECHADURAS
Uma das proteções básicas de instalações e propriedades é a fechadura. Contudo, independentemente de sua qualidade ou custo, esta deve ser considerada somente como um dispositivo de retardo e não como uma barreira