Segurança da informação
2.1.1 Segurança Local
Do ponto de vista da segurança, os sistemas computacionais têm três objetivos gerais, com as correspondentes ameaças relacionadas na Tabela 2.1. O primeiro objetivo, a confidencialidade dos dados, é manter secreto dados secretos. Mais especificamente, se o proprietário de alguns dados decidir que esses dados devem ser disponibilizados somente para certas pessoas e não para outras, o sistema deve garantir que não ocorra a liberação dos dados para pessoas não autorizadas. No mínimo, o proprietário deve ser capaz de especificar quem pode ver o quê e o sistema deve assegurar essas especificações.
Objetivo Ameaça
Confidencialidade dos dados Exposição dos dados
Integridade dos dados Adulteração dos dados
Disponibilidade do sistema Recusa de serviço
Tabela 2.1 Objetivos e ameaças à segurança.
O segundo objetivo, a integridade dos dados, significa que usuários não autorizados não devem ser capazes de modificar qualquer dado sem a permissão do proprietário. A modificação dos dados nesse contexto não significa somente alteração dos dados, mas também sua remoção e a inclusão de dados falsos. Se um sistema não puder garantir que os dados nele depositados permaneçam inalterados até que o proprietário decida alterá-los, ele não terá valor como um sistema de informação.
O terceiro objetivo, a disponibilidade do sistema, significa que ninguém pode perturbar o sistema para deixá-lo inutilizável. Esses ataques de recusa de serviço estão cada vez mais comuns. Por exemplo, se um computador for um servidor Internet, enviar requisições em profusão pode incapacitá-lo de atendê-las, pois todo o seu