Segurança da Informação não é Despesa, é Investimento.
RESUMO
O cenário tecnológico está em constante evolução. A comunicação por meios informatizados entre pessoas e empresas tornou-se premissa. Hoje em dia, podemos afirmar que é impossível imaginar uma empresa ou organização que não utiliza sistema de informação. O uso evolutivo da tecnologia na vida das pessoas e no mundo corporativo, é um avanço positivo. Contudo, não podemos suprimir o fato de que essas informações se conectam a rede, permanecendo expostas a riscos e vulnerabilidades, além de fenômenos naturais e frutos de fatalidade que podem extingui-las e danificá-las. Baseado nessa constatação, a segurança da informação objetiva garantir a proteção dos dados, evitando prejuízos e mantendo a integridade e disponibilidade das informações. Apesar de sua relevante importância no mundo da tecnologia, investir em Segurança da Informação muitas vezes cai de posição na lista de prioridade das empresas.
INTRODUÇÃO
Apegados a falsa ideia de estamos seguros e que as coisas nunca nos acontecerão, não damos a devida importância aos nossos dados e informações pessoais. A segurança, em contexto geral, está diretamente relacionada ao abrigo de quaisquer perigo, dano ou risco. Quando dizemos que algo está seguro, dizemos que ele está protegido, estável. Na segurança da informação não é diferente. Ela está diretamente relacionada com a proteção das informações, com proteger seus valores e a importância que eles possuem para as pessoas e organizações. Embora seja fundamental investir em segurança, a maioria das empresas não reconhecem seu real valor e estabelecem outras prioridades de investimento.
Imagine a seguinte situação. Você está dirigindo tranquilamente. De repente, ascende aquela luz que parece uma lâmpada mágica no painel. O cheiro de fumaça invade todo carro, ele da um tranco e para. Então você lembra, que deveria ter completado o nível do