Segurança computacional pentest
Com o teste de penetração é possível descobrir erros relevantes a uma empresa, podendo assim salvar de grandes problemas no futuro.
Usando o BackTrack é possível realizar vários teste de penetração relacionada a varias problemas. São mais de 300 ferramentas introduzidas nele, sendo de fácil entendimento.
O BackTrack pode ser executado via cd, USB ou maquina virtual, ficando assim a seu critério como quer usar.
2. Teste de penetração
A Segurança no mundo computacional é um assunto muito comum nos dias atuais, onde ataques a computadores, ou mesmo a grandes redes, são crimes cada vez mais realizados na internet. Em contrapartida a essa realidade, profissionais da informática precisam ser cada vez mais críticos e vigilantes com relação à proteção dos seus sistemas.
Todos os profissionais de segurança além de proteger deve saber atacar um sistema usando o teste penetração.
O teste de penetração conhecido também como Pentest é um método que avalia a segurança um sistema computacional, em informações eletrônicas e em sistemas de armazenamento, simulando ataques de fontes maliciosas. O processo envolve uma análise nas atividades do sistema, buscando alguma vulnerabilidade em potencial na qual pode ser resultado de uma má configuração, falhas em hardwares/softwares desconhecidas, deficiência no sistema operacional ou técnicas contra medidas.
Todas as análises submetidas pelos testes escolhidos são apresentadas no sistema, junto com uma avaliação do seu impacto. Muitas vezes o teste também apresenta uma proposta de resolução ou uma solução técnica, com o objetivo de determinar a viabilidade de um ataque e mensurar o seu impacto, caso seja bem sucedido. Testes de penetração podem ser realizados de várias maneiras: a diferença mais comum é a quantidade de detalhes da implementação do sistema a ser testado dependendo de cada método.
Usando o teste temos como benefícios descobrir falhas de