Formas de financiamento
1.
Financiamento
Interno – retenção de lucros
;
2.
Financiamento
Externo por meio de dívida – capital de terceiros;3.
Financiamento
Externo por meio de emissão de ações – mercado decapitais
: emissões primárias, particulares ou públicas;
4.
Financiamento
Externo
por meio de instrumentos híbridos , que mesclamdívida e capital próprio (obrigações conversíveis em ações, por exemplo).
O tipo de financiamento está relacionado ao estágio da empresa em seu ciclode vida:
1.
Início – Capital Próprio: as empresas ou negócios começam com o capitaldos empreendedores. Como não podem dar garantias, dificilmente obtêmempréstimos para seus investimentos iniciais.
2.
Crescimento –
Venture Capital
(Capital de Risco); Abertura de Capital(
IPO
s –
Initial Public Offerings
): o capitalista de risco surge quando asempresas começam a crescer e necessitam intensamente de recursos.Como ainda não têm acesso a crédito, geralmente buscam noscapitalistas de risco sócios com capacidade financeira para realizar osaportes necessários.
3.
Amadurecimento – Lucros Retidos, Dívida (Capital de Terceiros): namaturidade, os resultados se tornam mais previsíveis e as empresaspassam a investir em ativos, que podem ser dados em garantia deempréstimos.
4.
Declínio – Poucos Projetos, Menor Necessidade de Capital: recompra deações, dividendos extraordinários (desinvestimento). Poucos projetoslevam as empresas a destinar um percentual maior dos lucros comodividendos, ou mesmo a realizar recompra de ações.Muito se falou aqui em maximização de valor para os acionistas. A seguir seráapresentado o conceito de valor da empresa.
O BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa