Seguranca trabalho
.Resumo Histórico:
Origem, nascimento e oficialização da Segurança e a Higiene no Trabalho:
Fundação da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 1919, em Genebra, na Suíça;
O Tratado de Versalhes que selou o fim da Primeira Grande Guerra Mundial incluiu em seu bojo ações para melhorias das condições de trabalho no mundo.
Surgimentos oficiais de Ações Coordenadas e abrangentes ligadas a Segurança e Higiene do Trabalho, ocorridas no ano de 1.921, quando a OIT organizou um Comitê para o Estudo de Assuntos referentes a Segurança e a Higiene no Trabalho.
Nesta época o Comitê da OIT estabelecido em Genebra na Suíça, estudando as condições de trabalho e vida dos trabalhadores no mundo, tomou uma decisão histórica recomendando e tornando obrigatória a constituição de Comissões, compostas de representantes do empregador e dos empregados, com o objetivo de zelar pela prevenção dos acidentes do trabalho, quando as empresas tivessem 25 ou mais empregados.
No Brasil simultaneamente surge a primeira Lei sobre Acidentes do Trabalho, a de n o 3.724 de 15 de janeiro de 1919. * Ano de 1934:
Tempos depois, em 10 de julho de 1934 foi promulgada a segunda Lei de Acidentes do Trabalho através do Decreto n o 24.637. * Ano de 1943:
Criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT conforme o Decreto Lei nº 5.452 de 01.05.1943. * Ano de 1944:
Oficialmente instituída a criação da CIPA - Comissão Interna Para Prevenção de Acidentes, no Brasil.
Por que foram criadas as normas regulamentadoras:
As normas regulamentadoras foram criadas para que haja amparo legal e uniformidade no setor.
Orientações, atribuições e implantação CIPA CIPA,(Comissão Interna Para Prevenção de Acidentes), foi oficialmente criada no dia 10 de novembro 1944, pelo então Presidente Getúlio Vargas, considerado ´´ o pai dos trabalhadores `` o Decreto – Lei nº 7.036, fixando a obrigatoriedade da criação de Comitês de Segurança em empresas