Seguranc a laboratorio
3511550-26352500527050-17335500
-2514601905
QUÍMICA APLICADA A ENGENHARIA
SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS
Profa.: Flávia Gonçalves Domingues Ferreira
Recife, 2015.11. Regras básicas de segurança em laboratórios
Pode-se afirmar que os laboratórios são as áreas com maiores riscos de acidentes em estabelecimentos de ensino. Devido aos tipos de trabalho que neles são desenvolvidos, são incontáveis os riscos de acidentes causados por exposição a agentes tóxicos e/ou corrosivos, queimaduras, lesões, incêndios e explosões, radiações ionizantes, etc.
Boas práticas de segurança em laboratório são necessárias para não expor pessoas a situações perigosas, com risco à saúde, e prevenir perdas com acidentes e estragos de ordem humana e material.
É um dever da FBV fornecer as condições adequadas de segurança e meio ambiente, para garantir a saúde dos funcionários e alunos. Do mesmo modo, é um dever do aluno seguir as regras básicas de segurança do laboratório durante a realização das práticas laboratoriais. As seguintes regras, ou práticas, de segurança devem ser seguidas:
∙ Alimentos, doces, gomas de mascar e bebidas devem ser guardados e consumidos fora dos laboratórios;
∙ Nunca se deve usar material de laboratório para beber ou comer;
∙ É proibido testar amostras ou reagentes pelo gosto. Não se deve cheirar um reagente diretamente. Os odores (vapores) devem ser abanados em direção ao nariz, enquanto se segura o frasco com a outra mão, e com muito cuidado;
∙ Não leve as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;
∙ É obrigatório o uso de batas (jaleco, avental) de laboratório, e estas devem ser de algodão ou outro material pouco inflamável, e devem ser usadas fechadas;
∙ Não usar sandálias no laboratório. Usar sempre algum tipo de calçado que cubra todo o pé.
∙ Objetos pessoais devem ser guardados em armários ou gavetas fechadas fora do laboratório;
∙ Brincadeiras grosseiras são absolutamente proibidas nos