Seguran A Eletronica
ELETRICIDADE BASICA
CURSO DE TÉCNICO EM ELETRÔNICA
LUCAS RAMOS DA CRUZ
SISTEMAS ELETRONICOS DE SEGURANÇA
JUIZ DE FORA
2015
O que é Sistema Eletrônico de Segurança?
É um conjunto de equipamentos e dispositivos técnicos que instalados em um determinado local, residencial ou comercial, controlam, de acordo com o projeto estabelecido pelas necessidades do cliente (construção, atividade e recurso), fatos que possam sugerir risco para as vidas e os bens das pessoas que ali residem, trabalham ou frequentam.
Objetivo
Detectar e avisar por meio de sinais, aos responsáveis (proprietários, central de monitoramento interna e externa ou órgãos públicos competentes) alguma irregularidade, de forma que sejam tomadas as devidas providências. É um sistema preventivo.
Tipos
Os sistemas eletrônicos de segurança envolvem: centrais de alarmes, cercas elétricas, controle de acesso, circuito fechado de televisão e monitoramento, entre outros.
Sendo que, cada um deles possui seus equipamentos próprios, como: sensores infravermelhos, magnéticos, rede pulsativas e sensoras, câmeras fixas ou móveis, monitores, vídeos, computador central, micro controladores, leitores de cartão, código de barra, software gerencial, etc..
Elaboração do projeto e orçamento
Um bom projeto de sistema eletrônico de segurança é definido ao se realizar uma boa análise de risco do imóvel. É nessa fase que se considera as necessidades de segurança do cliente. Caso essa análise seja superficial ou errônea, todo o projeto do sistema pode ficar prejudicado.
Para a realização de um bom projeto, ainda estudar os recursos técnicos existentes (tecnologia a será utilizada – alarmes, CFTV, controle de acesso, etc. – e produtos) e a infra-estrutura do local (tubulações disponíveis e exclusivas por onde serão passados os fios que ligam os sensores a central de alarme). Este estudo deve resultar em uma planta projetando todo o sistema na residência, de forma que fique