SEGURAN A DO TRABALHO NO AMBIENTE RURAL
ASSESSORIA EM FAZENDAS
Na verdade, fazenda é um termo que não utilizamos, o certo é empresa rural. Quando se fala em fazenda logo pensamos que lá fazem queijo, que lá tem um docinho, etc. E na verdade não é isso que acontece, lá tem todas as especificações de uma empresa como as urbanas.
As empresas rurais seguem normas tal qual ocorre na cidade. Existem todas as especificações legais quanto à logística de insumos, transporte de trabalhadores, alimentação, e claro, as normas de segurança do trabalho.
É um segmento diferenciado em crescente expansão. COMO É TRABALHAR COM A NR 31 SENDO UMA NORMA TÃO COMPLETA
É interessante o leque de opções que a NR 31 dá para atuação do profissional segurança do trabalho. É uma norma bem completa e que trás muito do que precisamos para desenvolver a nosso trabalho no campo.
Muitas vezes o Técnico de Segurança do Trabalho está preocupado com a NR 18, 24, 4, 5 e a NR 31 dá muito disso para a gente. Ela trás itens que estão presentes em outras NRs para atuação específica na área rural.
Muitos Técnicos de Segurança do Trabalho chegam para trabalhar na área rural querendo implantar todas as normas lá, se esquecendo da norma mãe que é a NR 31.
É preciso deixar claro que não precisamos somente observar a NR 31 e sim observar a NR 31 e também outras normas que complementarem a NR 31. Por exemplo, a NR 12 que é muito importante já que o maquinário na área rural quase sempre está presente. E isso se deve a criação de novas tecnologias para o setor.
A última atualização da NR 31 basicamente introduziu nela itens da NR 12, falando sobre maquinário, maquinário automotrizes, lixadeiras, tornos, etc. Tudo isso é cobrado numa fiscalização. NÃO SE FAZ UM CONSULTOR DO NADA
É preciso certa dose de experiência para que possamos atuar como consultores. Por isso, antes de atuar como consultor, é importante trabalhar como empregado durante algum tempo, ou ter pelo menos um ano de experiências somadas na