Segundo Reinado
SEGUNDO REINADO
ISABELLA HENRIQUES
JOYCE MENDES
MARINA FONSECA
PEDRO COELHO
THALISON MATHEUS
D2IEDI3
OURO PRETO
JANEIRO 2015
SEGUNDO REINADO O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D.
Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a ajuda da declaração de maioridade (ou golpe da maioridade) de Pedro de Alcântara, que o declarou como maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de
1889, com a Proclamação da República.
O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi um momento em que o país passou por várias mudanças internas: coibição e indulto aos movimentos revoltosos e separatistas; reorganização do cenário político, com a instituição de dois partidos; a instauração do sistema parlamentarista e a reativação do comércio internacional.
O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denotase nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.
O regime monárquico novamente consolidouse com a ascensão de D. Pedro II, personalidade principal deste período. O prestígio internacional que o Brasil alcançou nessa época, mesmo comparado com determinados países da Europa de então, e seu progressivo desenvolvimento social e econômico, foram em grande parte devidos à firmeza com que D.