Segundo as teorias de Jean Piaget
O modelo piagetiano consistente ao longo de 70 anos, trazendo contribuições práticas importantes, principalmente, ao campo da Educação, compreendendo como o sujeito se constitui enquanto sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos.
As idéias de Piaget contrapõem-se, sendo, a Psicologia objetivista, que privilegia o dado externo, afirmando que todo conhecimento provém da experiência; e a Psicologia subjetivista, em contraste, calcada no substrato psíquico, entende que todo conhecimento é anterior à experiência, reconhecendo, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto. para explicar o processo evolutivo da filogenia humana, Piaget formula o conceito de epigênese, argumentando que "o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas". Quer dizer, o processo evolutivo da filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente - físico e social - que o rodeia, significando entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.
Esse processo, por sua vez, se efetua através de um mecanismo auto regulatório que consiste no processo de equilíbração progressiva do organismo com o