Segunda e terceira geração romântica
R:Nas décadas de 1850 e 1860,jovens poetas universitários de São Paulo de do Rio de Janeiro reuniram-se em um grupo que deu origem á poesia romântica brasileira conhecida como ultrarromantismo.
b)Quais as caracteristicas dessa escola?
R:Uma onda de pessimismo que traduzia em atitudes e valores considerados decadentes da época ,como atração pela noite ,pelo vicio .Escapismo.
c)O que os poetas desprezavam?
R:Os ultrarromânticos desprezam certos temas e posturas de primeira geração ,como o nacionalismo e o indianismo.
d)Qual era a posição dos poetas em relação ao amor?
R:Em relação ao amor,as obras dos ultrarromânticos apresentam uma visão dualista ,que envolve atração e medo,desejo e culpa,eles temiam as relações amorosas ,mulheres idealizadas.
e) Como é formada a terceira geração romantica?
R:é formada por poetas ligados á corrente condoeira ou hugoana ,como também é chamada por influência do escritos francês Victor Hugo .
f)Quais as características e o nome dessa geração?
R:Essa geração é chamada de condoeira ,geralmente em tom gradiloquente próximo da oratória,tinham como finalidade convencer o leitor-ouvinte e conquistá-lo para a causa defendida
g)Porque o seu nome é associado ao condor?
R:O nome condoeirismo dado a essa corrente associa-se ao condor ou a outras aves como a águia,e falcão e o albatroz.tomados como simbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais
h)Fale sobre vida e obra de Castro Alves
R:Nascido em Curradinho ,hoje,Castro Alves (BA),estudou Direito em Recife e em São Paulo.Sua obra representa ,a evolução da poesia romântica brasileira ,um momento de maturidade e de transição,Castro Alves cultivou a poesia lirica e social.
AS DUAS FLORES
São duas flores unidas
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo,no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
Unidas, bem como as penas das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como