jogos do caralho
Gustavo Azevedo
Métodos Ginásticos.
Introdução:
-Método Alemão de Ginástica.
-Método Frances de Ginástica.
-Método Sueco de Ginástica.
-Método Inglês de Ginástica.
Método Alemão de Ginástica.
Este método teve origem em 1760, a ginástica alemã possui características únicas e foi fundada por Basedow que foi fortemente influenciado pelas ideologias educacionais de Rousseau, que tinha como principal objetivo a saúde e a educação física. Vendo a necessidade ele criou uma escola, onde passou a prática deste método. Nesta escola iniciou um programa de Educação Física, que tinha como esportes: a corrida, saltos, arremessos e lutas parecidas com às praticadas na Antiga Grécia.
Este método chegou no Brasil na primeira metade do século XIX (1860), duas fontes contribuíram para a instalação da ginástica alemã no Brasil, as grandes famílias alemães que se instalaram no sul do país formando núcleos que conservavam os hábitos trazidos, dentre as quais estavam a ginástica de John.
Na Alemanha, a ginástica apareceu para atingir as finalidades apontadas anteriormente, particularmente a defesa da pátria. Acreditavam os idealizadores da ginástica alemã que este “espírito nacionalista”, e este “corpo saudável”, poderiam ser desenvolvidas pela ginástica, construída a partir de “base cientificas”, ou seja, das ciências que dominavam a sociedade da época: a Biologia, a Fisiologia e a Anatomia.
Método Frances de Ginástica.
Este método surgiu na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a ajuda de Napoléon Laisné, discípulo de Amorós. A ginástica francesa surgiu baseada na ciência e voltada a vida civil, entretanto mantinha um forte espírito militar fortemente marcante. Era ligada pelo coronel espanhol Amorós.
Alguns anos depois este método Frances foi totalmente renovado e redesenhado, ele se prepara para atender uma população que necessitava de melhorias de posturas e hábitos de vidas