Segunda revolução Industrial
As raças superiores têm um direito sobre as inferiores. (...) As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores.
O colonizador queria falar que é justo ocupar as terras alheias porque são inferiores e selvagens, que precisam ser ‘civilizadas’.
Documento 2-Orgulho Branco
A maior das raças governantes que o mundo jamais conheceu (...), nenhuma mudança pode degenerar e que, infalivelmente, será a força predominante da história futura e da civilização.
Neste discurso o homem quer dizer que os ingleses são soberanos, ’deuses’ que vão dominar a tudo e a todos, que num futuro serão um império grande e glorioso.
Documento 3-Exploração justaSe pudermos dispor dos nativos para explorar as riquezas locais, imensas fortunas recompensariam os esforços pioneiros.
O autor da carta descreve as riquezas da África a serem exploradas e que é preciso de mão de obra escrava para explora-la
Documento 4-razões para o negro ser escravo
Há boas razões para classificar o negro como uma espécie diferente de europeu tal como existem para tornar o burro uma espécie diferente da zebra.
Neste pronunciamento tenta-se explicar o por que do negro ser inferior, e se conclui que ‘deus’ criou o negro para ser subordinado ao inglês.
Documento 5-Oposição ao racismo
A conquista que vocês defendem é o abuso puro e simples da força da civilização científica sobre as civilizações primitivas para apropriar-se do homem, torturá-lo e extrair toda a sua força em proveito do pretendido (suposto) civilizador.
Se é colocado em debate as ‘inferioridades’ e se é concluído que não existem raças inferiores por que de mesmo modo que se é dito que o negro é inferior foi-se dito que os franceses são inferiores as alemães
Documento 6-você é dona da tua terra, não da minha.
Não cairei aos seus pés, porque és uma criatura de Deus, assim como eu. Sou sultão aqui na minha terra. Tu és sultão lá na tua.
Um rei em resposta a um oficial Alemão afirma que: pode-se haver até guerra mas