Capítulo 26 - Física - Eletromagnestimo
1070 palavras
5 páginas
ASSUNTO: CAPÍTULO 26EXERCÍCIOS: • Questões de revisão: 1 até 15. • Exercícios: 4, 5, 6, 10, 11 e 14.
• Questões de Revisão:
Ondas Eletromagnéticas
1) Um campo magnético variável gera um campo elétrico – o que é chamado de indução eletromagnética. Se o campo magnético está oscilando, o campo elétrico que ele gera estará oscilando também.
2) Um campo elétrico variável induz um campo magnético oscilante
3) A oscilação dos campos elétricos e magnéticos regeneram um ao outro, formando dessa maneira ondas eletromagnéticas que emanam das cargas vibrantes.
Velocidade de Ondas Eletromagnéticas
4) Se uma onda eletromagnética desacelerasse, seu campo elétrico variável geraria um campo magnético mais fraco, o qual, por sua vez, geraria um campo elétrico mais fraco, e assim por diante, até que a onda se extinguisse. Se os campos se extinguissem sem ter meios de converter a energia para alguma outra forma, a energia estaria sendo perdida. Isso é incompatível com a lei da conservação de energia. Com isso, a onda eletromagnética não pode desacelerar.
5) Se uma onda eletromagnética acelerasse, seu campo elétrico variável geraria um campo magnético mais forte, o qual, por sua vez, geraria um campo elétrico mais forte, e assim por diante, num crescendo sem fim de intensidade de campo e energia – claramente, algo que é proibido pela lei da conservação de energia.
6) Em uma onda eletromagnética está contido campos elétricos e magnéticos que continuamente regeram um ao outro e que se propagam com uma rapidez invariável, transportando consigo energia.
7) A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onde se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas básicas da luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética: intensidade (ou amplitude),