segunda revolução indusrial
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
OS IMPACTOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA. NA EFICÁCIA ECONOMICA
MACAPÁ
2013
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JONIVALDO SILVA GAMBÔA
NEINA CRISTINA M. DE ASSIS
NILCE SANTA ANA
ROSEMERE DE ALMEIDA
RUAN BRANDO R. DIAS
OS IMPACTOS DA GOVERNAVÇA CORPORATIVA. NA EFICÁCIA ECONOMICA
Trabalho apresentado à disciplina Estruturas Organizacionais, sob orientação do professor Helielson Barbosa da Silva, como requisito avaliativo.
MACAPÁ
2013
INTRODUÇÃO
Na Segunda Revolução Industrial surgiram vários avanços tecnológicos e científicos que contribuíram para o crescimento da economia mundial. Importantes invenções fizeram com que as industrias aumentassem sua produção em larga escala e ainda possibilitaram a redução dos custos. Foi nessa revolução que foi implantado o sistema de linha de produção nas industrias, onde sua produção é feita em serie e em massa.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
No desenrolar da Revolução Industrial percebemos que a necessidade crescente por novas tecnologias se tornou uma demanda comum a qualquer nação ou dono de indústria que quisesse ampliar seus lucros. Com isso, o modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram essa busca constante por novidades. Particularmente, podemos ver que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial. Nessa nova etapa, o emprego da energia elétrica, o uso do motor à explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo estipularam a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial. Dessa forma, percebemos que vários cientistas passaram a se debruçar na elaboração de teorias e máquinas capazes de reduzir os custos e o tempo de fabricação de produtos que pudessem ser consumidos em escalas cada vez maiores. A eletricidade já