analise experimental
Este presente trabalho foi composto por duplas no biotério utilizando o programa virtual chamado “CyberRat”, onde cada dupla tinha que observar o comportamento de um rato albino dentro de uma caixa experimental, chamada caixa de Skinner, no qual recolhemos dados para apresentar neste relatório.
O principal objetivo desse trabalho era moldar o comportamento do rato albino, fazendo com que o mesmo fizesse o que queríamos, para isso, precisamos passar por etapas práticas, totalizando onze práticas, sendo que em todas as práticas o rato albino era privado de água por quarenta e oito horas.
A maneira mais eficiente de condicionar um comportamento, é reforçando o individuo a cada resposta correta, foi o que aconteceu com o rato albino, em cada vez que ele fazia o comportamento que estávamos esperando, ele recebia água, assim o ele foi condicionado a fazer o que teria de ser feito para obter o reforço.
Existem quatro esquemas intermitentes básicos, os quais foram intensamente estudados ao observar o rato albino, são eles: razão fixa, razão variável, intervalo fixo e intervalo variável.
No esquema de reforçamento de razão fixa, o reforço é dado após um número fixo de respostas certas obtidas. Já no esquema de reforço de razão variável, não há um número certo de respostas para se obter um reforço, esse número será aleatório. No esquema de intervalo fixo, o período de tempo é constante, enquanto que no variável, o período de tempo entre os reforçadores varia aleatoriamente.
No desenvolvimento vamos mostrar todos esse passos citados, e os dados obtidos, e como o comportamento do rato foi moldado a partir dos esquemas citados acima.