Análise experimental
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE CONDICIONAMENTO OPERANTE
Alline Christina Costa de Oliveira Mayara Viana Silva
São Luís
2011
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE CONDICIONAMENTO OPERANTE
Alline Christina Costa de Oliveira Mayara Viana Silva
São Luís
2011
INDICE
INTRODUÇÃO....................................................................................................
METODOLOGIA.................................................................................................
REFERÊNCIA .....................................................................................................
Behaviorismo não é propriamente a ciência, mas a filosofia da ciência chamada de Análise comportamental, em 1913 Watson publicou o artigo Psychology as the behaviorist viems it, que rapidamente foi tomado com manifesto do incipiente behaviorismo. No inicio do século XX Watson surgiu com uma proposta para a Psicologia tomar como objeto de estudo o comportamento e não a existência de entidades metafísicas.
A ciência precisava de dados objetivos, estudar o comportamento por si mesmo, opor-se ao mentalismo e ignora a mente e processos como: consciência, sentimentos e cognições.
A partir do Behaviorismo surgiu o Behaviorismo Radical onde as idéias sobre ciência se difere das idéias dos primeiros pensadores anteriores ao século XX, Behaviorismo Radical surgiu no século XX com Skinner e suas teorias negando a existência de qualquer entidade metafísica e rejeitando o dualismo de mundo interno e externo. Análise do Comportamento é uma ciência do comportamento, tem como objeto de estudo a interação do indivíduo com o ambiente. Um dos objetos da Análise do Comportamento como uma ciência é desenvolver princípios comportamentais gerais que podem ser aplicados igualmente a humanos e a não-humanos, tanto em laboratórios quanto em