Segunda Parte Da G1
CRE 1127: O CRISTIANISMO
PROFª MARIVANI
ALUNA: BÁRBARA NEVES MAIA
SEGUNDA PARTE DA G1
1)
O processo de formação do Povo de Israel nas seguintes fases:
- Êxodo:
Sócio – econômica: Durante os dois séculos seguintes, os israelitas conquistaram a maior parte da Terra de Israel e tornaram-se agricultores e artesãos; em seguida, veio a consolidação econômica e social.
Política: Durante períodos alternados de paz e guerra, o povo se uniu, representado por líderes conhecidos como juízes, escolhidos por suas capacidades políticas, militares e de liderança. A fraqueza inerente a essa organização tribal diante da ameaça representada pelos filisteus (povo marítimo da Ásia Menor estabelecido na costa do Mediterrâneo) gerou a necessidade de um governante permanente para unir as tribos, com sucessão por herança.
Religiosa: Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés que foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados. Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta. O êxodo do Egito (cerca de 1300 AEC) deixou uma marca indelével na memória nacional do povo judeu e tornou-se um símbolo universal de liberdade e independência. Todo ano, os judeus celebram a Pessach (Páscoa), o Shavuot (Pentecostes) e o Sucot (Festa dos Tabernáculos.
- Sistema Tribal:
Possui duas fases - a Monarquia plena e a Monarquia dividida.
Monarquia plena:
Sócio – econômica: Salomão, que sucedeu o pai Davi, expandiu o comércio exterior e promoveu a prosperidade nacional, desenvolvendo grandes empreendimentos, tais como a mineração do cobre e a fundição de metais; enquanto isso construía novas vilas e fortalecia as antigas, de importância estratégica e econômica.
Política: O primeiro rei, Saul, governou durante o