Como acontece o ciclo celular
Os cientistas se referem ao processo de crescimento e desenvolvimento celular como ciclo celular. Todas as células não reprodutivas do sistema estão constantemente nesse ciclo, que é divido em quatro partes. As fases M, G1, G2 e S são seus quatro estágios e todos eles, exceto o M, fazem parte do processo geral de interfase, através do qual as células acumulam nutrientes, crescem e se dividem.
Principais funções da fase G1
A fase G1 é frequentemente chamada de fase de crescimento porque é nela que as células crescem. Durante essa fase, a célula sintetiza diversas enzimas e nutrientes que serão necessários mais à frente, durante a replicação do DNA e a divisão celular. A duração da fase G1 é variável e frequentemente depende do número de nutrientes disponíveis na célula. Essa fase também corresponde à produção da maior quantidade de proteínas.
Os defensores
Toda célula possui certos reguladores que ajudam a monitorar o crescimento celular. No final da fase G1, as células possuem um ponto de restrição, um defensor que assegura que a síntese proteica tenha ocorrido corretamente e que o DNA da célula esteja intacto e pronto para os próximos estágios. Os defensores específicos são proteínas quinases dependentes de ciclina, ou CDKs. Eles também dão início à divisão do DNA durante a fase S do ciclo celular.
As fases secundárias
Embora a G1 seja uma fase do ciclo celular, ela também possui quatro fases secundárias que descrevem seus processos e funções. Os quatro estágios são competência, entrada, progressão e assembleia. A competência se refere ao processo através do qual a célula absorve nutrientes e substâncias do exterior da membrana celular. À medida que esses materiais entram na célula, na fase de entrada, eles são usados para ajudar no crescimento celular, o que acontece durante a progressão. A assembleia se refere ao processo através do qual todos os materiais se unem na célula para completar o