Dependência Química
"O dependente químico e a responsabilidade social" Patrícia Oliveira Barbosa
Assistente Social – PADQ/SEE
Responsabilidade Social
É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da instituição com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas institucionais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Responsabilidade Social Cont.
Atualmente, a Responsabilidade Social é um instrumento fundamental para o Estado, como fomentador de Políticas
Públicas, e, para as instituições/Empresas , uma estratégia de mercado, pois em tempos de mundialização do capital, o diferencial é a atuação da empresa na comunidade onde ela se insere. É de fundamental importância que se tenha clara a diferença entre projetos assistenciais (pontuais, não planejados, táticos, aleatórios e não includentes) e ações socialmente responsáveis. Estas são permanentes, planejadas, estratégicas, coordenadas, e buscam a elevação da qualidade de vida e a inclusão social a médio e longo prazo. Portanto, tornam-se política permanente da Instituição/Empresa.
O Diagnóstico
A preocupação com o uso exagerado de álcool e outras drogas, evidenciado nas últimas décadas, vem mobilizando profissionais das mais diferentes áreas de atuação para o trabalho de prevenção e tratamento da Dependência Química;
Trabalhar no sentido de prevenir o uso de drogas e tratar suas conseqüências é um desafio de equipes multidisciplinares que se dedicam a esse tema em todo o país.
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal entendendo a necessidade de ajudar seus servidores na questão de saúde e promoção de qualidade de vida, criou o Programa de
Assistência ao Dependente Químico e Familiares – PADQ em
O Programa conta com