Segunda lei de mendel
O que e doping?
Também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente com vistas a suprimir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade, melhorar ou piorar a atuação do esportista.
O exame de doping e uma forma de reconhecer no organismo dos jogadores substancias estimulantes que agem no sistema nervoso e todo o corpo fazendo o jogador ter mais velocidade, ficar mais atento e ter um desempenho superior a outros jogadores, com isso haverá uma desigualdade que não e permitida.
A FIFA tem uma missão clara: manter o futebol livre do doping. É dever da FIFA proteger os jogadores de eventuais contusões e assegurar que eles possam competir em condições de igualdade. Por se destinar a indivíduos cheios de aspirações e que gozam de plena autonomia, a estratégia antidoping da entidade tem como base a educação e a prevenção. A FIFA respeita a dignidade e a vida particular de todo atleta submetido aos testes.
Toda e qualquer decisão relacionada ao programa antidoping da FIFA é calcada na especificidade do futebol, na comprovação científica e na análise de estatísticas validadas. A reponsabilidade da FIFA no combate ao doping se traduz em regras estritas de controle, na coleta permanente de dados e no uso de pesquisas baseadas em evidências. A FIFA é parceira da Agência Mundial Antidoping (WADA) no trabalho de cooperação necessário para resguardar a saúde dos atletas e o senso de justiça em competições do mundo todo.
Substancias proibidas mais comuns doping
- ESTIMULANTES PSICOMOTORES: a anfetamina, a cocaína, os moderadores de apetite.
- AMINAS SIMPATICOMIMÉTICOS: estimulam o sistema nervoso central, como vasoconstritores nasais que tem efedrina.
- OUTROS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: a cafeína, a aminoflina.
- ANALGÉSICOS-NARCOTICOS: a codeína, a morfina, a heroína, etc.
- ESTERÓIDES ANABÓLICOS: os hormônios masculinos.
Com exceção dos esteróides, os efeitos dos outros