Trabalho de Pesquisa
As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador. Desde cedo, as crianças estão sendo preparadas para seu futuro profissional com, por exemplo, aulas de inglês e computação não tendo tempo necessário para usufruir de sua infância. Outros fatores que influenciam na forma de brincar das crianças são a violência e a insegurança. Por isso, os pais estão preferindo deixar suas crianças trancadas dentro de casa na frente da televisão ou em frente ao computador por sentirem que desta forma suas crianças estarão mais seguras. A vida cotidiana anda muito corrida e com isso os pais dispõem de pouco tempo para brincar com seus filhos e dar o carinho e atenção que eles merecem.
Brincar pode parecer um ato simples e sem qualquer importância para uma criança. Através do ato de brincar a criança desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, e ainda exercita o cérebro e o corpo. Quando a criança brinca, ela expõe seus sentimentos de angústias, seus medos e suas alegrias, desenvolve suas potencialidades durante as brincadeiras, compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz e, além disso, treina sua linguagem.
Para a criança ter uma vida completa em sua infância, precisa sair de casa, brincar em espaços abertos, conhecer outras crianças, fazer novas amizades. Para proporcionar prazer em brincar nas crianças não precisamos de brinquedos caros podemos dar-lhes brinquedos de sucata que também são divertidos e a criançada até pode participar na hora de confeccionar, basta ter imaginação.
As brincadeiras de amarelinha, esconde-esconde também são divertidas, mas estão cada vez menos participando do dia-a-dia das crianças. As brincadeiras também são de suma importância para seu desenvolvimento mental futuro
Alguns pais enchem seus filhos de atividades com horários e obrigações,