segunda lei da termo dinâmica
A segunda lei afirma que as diferenças entre sistemas em contato tendem a igualar-se. As diferenças de pressão, densidade e, particularmente, as diferenças de temperatura tendem estabilizar-se. Isto significa que um sistema isolado chegará a alcançar uma temperatura uniforme. A segunda lei da termodinâmica tem sido expressada de muitas maneiras diferentes. Pode expressar assim: É impossível construir um dispositivo que opere, segundo um ciclo, e que não produza outros efeitos, além da transferência de calor de um corpo quente para um corpo frio. Pode-se estabelecer a impossibilidade do "refrigerador ideal”, que possa eliminar calor de um ambiente sem interferir em um ambiente exterior.
Equacionamento
Matematicamente, se expressa assim:
Onde S é a entropia e o símbolo de igualdade só existe quando a entropia se encontra em seu valor máximo (em equilíbrio). A entropia de um sistema isolado nunca decresce. Ou seja, a desordem de um sistema isolado só pode crescer ou permanecer igual.
Isaac Asimov explica a tendência da entropia crescente e suas consequências de uma forma simples:
A Segunda Lei da Termodinâmica afirma que a quantidade de trabalho útil que você pode obter a partir da energia do universo está constantemente diminuindo. Se você tem uma grande porção de energia em um lugar, uma alta intensidade dela, você tem uma alta temperatura aqui e uma baixa temperatura lá, então você pode obter trabalho dessa situação. Quanto menor for a diferença de temperatura, menos trabalho você pode obter. Então, de acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, há sempre uma tendência para as áreas quentes se resfriarem e as áreas frias se aquecerem - assim cada vez menos trabalho poderá ser obtido. Até que finalmente, quando tudo estiver numa