segunda guerra
— Declamar o poema
(Narrador)—Estabelecer uma escala de acontecimentos históricos e políticos é arriscado, cada fenômeno está solidamente vinculado por laços indissolúveis a outros, anteriores e posteriores. As mudanças produzidas pelos fatos que marcaram grandes etapas – Guerras e revoluções – só podem ser explicadas se tivermos em conta o movimento molecular que se processa nas formas de produção econômica, nas relações entre classes e grupos sociais e nacionais.
A segunda guerra mundial iniciada em 1939 e terminando em 1945, é um dos marcos fundamentais do mundo contemporâneo, o concreto desenrolar e as conseqüências da segunda guerra mundial foram grandes, e capazes de abalar completamente a humanidade, a história política e social de muitos povos foi profundamente afetada pela guerra, mas, sobretudo as relações internacionais e a própria organização do mundo atual. Mas, como explicar a eclosão em plena a Europa, de um movimento bárbaro imperialista, racista e anticomunista como o nazismo? Como explicar o holocausto? Milhares de inocentes perdendo a vida por um motivo fútil, a segunda guerra poderia ter sido evitada? Um imenso quebra-cabeça ideológico e o jogo de interesses internacionais que desaguaram no maior conflito da história.
1ª Cena — Slide com o título da peça e a trilha sonora “Gate XIII” (Angra).
(Narrador)—A guerra começou em 1939, cada país envolvido tinha sua tese e seus interesses, mas a coisa comum entre eles era a “conquista”, e duas grandes potências foram formadas.
• O Eixo -- constituído pela Alemanha, Itália e Japão.
• Os Aliados – constituído pela Inglaterra, França, URSS. Mais os EUA entre outros países.
2ª Cena -- Entrada das bandeiras de acordo com a leitura do narrador.
(Narrador) – Uma guerra onde os primeiros ataques tinham sido travados na Europa, norte da África e o Extremo Oriente: a primeira conquista de Hitler foi a Renânia, Área localizada entre a França e a Alemanha.
3ª Cena –