Segredos
Faça um levantamento rítmico dos versos da 1° estrofe e indique a relação que o ritmo do poema mantém com o ritmo da valsa.
Resp : Duas sílabas fracas e uma forte.
2.O escritor José de Alencar,em sua obra Senhora,também descreve um baile em que se dança valsa.Afirma o escritor:"Há uma delícia,uma voluptuosidade pura e inocente nesta embriaguez da velocidade.Aos volteios rápidos,a mulher sente nascer-lhe as asas e pensa que voa;rompe-se o casulo da seda,esfralda a borboleta".
a-Destaque do poema de Casimiro de Abreu um trecho que confirma a sensação de voo provocada pela valsa,nos dizeres de Alencar.
Resp : "Oh! Ontem no baile com ela valsando
Senti as delícias dos anjos do céu!
Na dança ligeira qual silfo voando
Caiu-lhe do rosto seu cândido véu!
b-Na 3° estrofe,a virgem deixa cair o véu de seu rosto durante a dança.O que sugere esse fato,considerando-se os diversos significados culturais relacionados ao véu ?
Resp : Ela perde a pureza.
c-Que imagem do texto de Alencar confirma a resposta dada à pergunta do item anterior ?
Resp : Rompe-se o casulo da seda,esfralda-se a borboleta.
3.Isolados os amantes,a sensualidade entre eles aumenta gradativamente.Na 10° estrofe,o erotismo chega ao seu limite,uma vez que é revelado o desejo da virgem.Destaque dessa estrofe a imagem que traduz esse desejo.
Resp : Seu seio nevado de amor se entumece.
4.Segundo Roland Barthes,cientista da linguagem,o erotismo é mais intenso não quando é direto e explícito,mas quando nasce o jogo de ocultar e desvendar.Esse procedimento pode ser constatado no poema em estudo.Identifique-o e explique de que modo o poeta constrói esse jogo.Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto.
Resp : Não quero,não posso,não devo contar.
5.De acordo com a concepção amorosa dos poetas da segunda geração romântica,explique a