Segredo de Luiza
Capítulo III – O Empreendedor busca ajuda.
Em novo encontro com o Professor Pedro, Luisa falou sobre o dono de uma fábrica de biscoitos (André), um invejável empresário que começou de baixo e venceu seus objetivos, o qual seria uma espécie de consultor, alguém que lhe aconselharia. Ele havia construído um pequeno império. Ao encontrar-se com André perceber que se tratara de um homem de mais idade, muito ocupado e bem sucedido. No início da conversa André perguntou Luisa sobre o grau de seu comprometimento com os projetos, se ela venderia o que tinha para investir naquilo que a princípio era um sonho. André era a própria imagem do empreendedor de sucesso, o padrinho perfeito.
Capítulo IV – O Plano de negócios.
Luisa passou a organizar com mais detalhes o plano de negócios, tarefas que incluem sumário executivo, a missão da empresa, o plano de marketing e financeiro. Passou a associar o produto à necessidade do cliente, elaborou um plano de marketing para potencializar seu negócio. Utilizou com freqüência o software Makemoney, procurando desenvolver o plano de negócios, iniciou com a análise de mercado, resumo de oportunidades, estudo dos concorrentes, análise de embalagens, etc. Durante este período de pesquisas e desenvolvimento Luiza fez um plano de negócios que se dividia em quatro fases: Plano de marketing; Estratégia de marketing; Preparação do empreendedor, possibilidades de apoio ou parcerias; Plano Financeiro. E com as informações coletadas começou a colocar seu negócio em prática.
Capítulo V – A busca de recursos para implementação da empresa.
Depois de todos os estudos feitos, Luisa encontrou uma barreira, descobriu que teria que investir muito mais do que esperava e ficou se perguntando de onde tiraria o dinheiro. Sem capital suficiente para dar início ao seu projeto, ela parou para refletir sobre as vantagens e desvantagens de um empréstimo, financiamento, parceria ou sociedade. Ela teve duas propostas